BR  |   US

As vantagens da mineração e higienização de dados

Man in eyeglasses watching monitor of computer sitting alone late at night in office having overhours.

A mineração e higienização de dados são práticas essenciais para as empresas que desejam atuar de modo digitalmente responsável.

Vamos conhecer as vantagens desses processos?

Imagem: Freepik

Primeiramente, vamos aos conceitos.

O que é a mineração de dados?

A mineração de dados, também conhecida como Data Mining, é o processo de descobrir padrões e informações valiosas a partir de conjuntos de dados extensos. Assim, é possível coletar insights estratégicos que auxiliam na tomada de decisões mais assertivas, transformando dados em informações acionáveis e impulsionando a tomada de decisões.

À primeira vista, pode parecer um processo simples. Mas na prática, requer habilidades de profissionais especialistas na área, que saberão guiar corretamente etapas como: coleta, compreensão, preparação, modelagem e avaliação.

O que é a higienização de dados?

A higienização de dados, por sua vez, envolve a limpeza e organização dessas informações, eliminando inconsistências, duplicatas e erros, em prol da integridade e qualidade dos dados. É uma prática muito utilizada em serviços de CRM, para limpar a base de clientes inativos, por exemplo.

Este processo é essencial para assegurar a precisão, consistência e confiabilidade dos dados. Em contrapartida, dados de má qualidade podem levar a decisões errôneas ou interpretações inadequadas, o que pode comprometer os resultados finais de análises e fluxos baseados nesses dados.

Mas, atenção. É importante frisar que os termos higienização de dados e tratamento de dados não tem o mesmo significado. O tratamento de dados consiste nas ações que dizem respeito ao tratamento como um todo, desde a coleta e armazenamento dos dados, por exemplo.

Em conjunto, a mineração e a higienização de dados são fundamentais pelos seguintes motivos:

6 benefícios da mineração e higienização de dados

  1. Visão holística do negócio
  2. Tomada de decisões embasada em dados
  3. Melhoria da eficiência operacional
  4. Personalização de experiência do cliente
  5. Conformidade com regulamentações
  6. Inovação e adaptação

Higienização de dados e LGPD

Além dos benefícios mencionados, a higienização de dados vai de encontro com boas práticas de atuação em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), uma vez que remove informações sem utilidade da base, contribuindo para que os dados permaneçam em suas respectivas finalidades, além de se manterem menos expostos, minimizados, mais precisos e atualizados. Desta forma, é possível melhorar a transparência da organização em relação ao tratamento de dados.

Como cuidar dos dados da minha empresa?

Levando em consideração o cenário digital cheio de informações valiosas, cuidar dos seus dados é uma tarefa primordial.

A mineração e higienização de dados são dois exemplos importantes. Mas, além deles, existem diversas práticas eficazes para adotar em sua empresa, de acordo com a avaliação prévia de um profissional especializado. Com o tratamento correto dos dados, você garante a segurança de todos, atua em conformidade com as leis e, de quebra, ainda consegue receber insights, fazer previsões e traçar novos objetivos.

Vamos te ajudar nesta missão! Fale com nossos especialistas.

Compartilhe:
Escrito por Belago

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)

Conteúdo relacionado