BR  |   US

Conheça o dia da internet segura

Young man hand touching on virtual Screen Padlock Icon. data protection, information privacy, Cybersecurity, Unlock, internet networking technology concept.

No dia 8 de fevereiro de 2024, celebramos o Dia da Internet Segura, uma data que destaca a importância de manter a segurança digital enquanto cuidamos do bem-estar de todos os internautas.

Esta iniciativa global que surgiu em 2003, promovida pela rede INSAFE/INHOPE, com o intuito de conscientizar usuários sobre os desafios da cibersegurança e promover práticas seguras na internet, hoje conta com cerca de 200 países participantes.

Saiba mais sobre esta data!

Imagem: Freepik

A importância da data

Em um universo cada vez mais conectado, compartilhamos informações pessoais, realizamos transações financeiras e construímos relacionamentos online. Por isso, a segurança digital torna-se uma prioridade para pessoas e organizações de todos os setores.

Esta data destaca a necessidade de proteger não apenas nossos dispositivos, mas também nossas vidas, promovendo a consciência sobre ameaças cibernéticas e incentivando práticas do uso responsável da internet.

Como surgiu o dia da internet segura?

O dia da internet segura teve início na União Europeia e rapidamente se expandiu, tornando-se um evento internacional. A ideia é reunir governos, organizações, empresas e usuários para discutir, aprender e promover a segurança digital através de diversas ações.

Consequentemente, o tema do evento de cada ano é escolhido com base em assuntos que estão em alta, desde proteção de dados até prevenção contra ciberbullying.

Dia da internet segura no Brasil

Por aqui, a data é celebrada com o evento anual Safer Internet Day, com edições organizadas pelo Ministério Público Federal e pela SaferNet, uma associação civil de direito privado, com atuação nacional e foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil.

O evento no Brasil teve início em 2009. Desde então, suas edições promovem debates, treinamentos, dinâmicas e lives com apoiadores do setor público e privado, que buscam unir forças para a conscientização.

Como participar?

Para participar do evento, fique de olho nas publicações da SaferNet. Mas, você também pode participar ativamente promovendo uma internet mais segura dentro da sua rede de conexões (virtual e pessoalmente).

Comece por atualizar suas senhas de forma segura, mantenha seu antivírus atualizados e revise as configurações de privacidade em suas redes sociais. Além disso, envolva-se em conversas sobre cibersegurança com amigos, familiares e colegas. Compartilhe dicas de segurança online e esteja atento a atividades suspeitas.

Ler blogs e notícias, participar de eventos locais, webinars ou workshops sobre cibersegurança também são uma excelente maneira de aprimorar seu conhecimento. Compartilhe informações seguras e confiáveis, a fim de conscientizar as pessoas do seu círculo social.

Juntos por uma internet mais segura

O Dia da Internet Segura é um lembrete de que a segurança online é uma responsabilidade coletiva.

Seja parte ativa dessa comunidade global que trabalha para tornar a internet um espaço mais seguro para todos. Juntos, podemos criar uma internet mais segura e positiva.

Leia mais sobre cibersegurança em nosso blog!

Compartilhe:
Escrito por Belago

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)

Conteúdo relacionado