BR  |   US

Cibersegurança: a importância da conscientização nas empresas

Laptop ppt presentation, business meeting and team working on review for new digital website design, planning group marketing strategy. Diversity corporate people in collaboration for online project.

Cada vez mais, as organizações estão priorizando o fortalecimento de sua cibersegurança. Nesse sentido, a conscientização dos times é um passo muito importante que nunca deve ficar de fora do planejamento de ações de proteção digital.

Saiba mais sobre sua importância e maneiras de implementar em seu negócio!

Imagem: Freepik

Por que conscientizar minha equipe sobre cibersegurança?

Além de contratar serviços e profissionais especializados em cibersegurança, contar com um time que sabe dos riscos e boas práticas para evitar ataques, pode evitar grandes problemas na reputação da sua marca.

Um dos problemas mais comuns de cibersegurança entre os usuários é o uso de senhas. Recentemente, uma pesquisa da empresa NordPass divulgou uma lista de senhas mais comuns, contendo alguns exemplos pouco seguros e a mais utilizada na América Latina em 2023 foi a sequência “123456”.

Um comportamento perigoso, porém, comum – levando em consideração que um usuário médio possui cerca de 100 senhas para memorizar, segundo a empresa.

1. Conscientização dos usuários

Primordialmente, o alicerce de qualquer estratégia de cibersegurança eficaz é a conscientização dos usuários. Frequentemente, as ameaças cibernéticas exploram a falta de conhecimento, tornando os colaboradores alvos fáceis.

Investir em programas educativos, ensinando práticas seguras, senhas robustas e a identificação de comportamentos suspeitos é essencial para fortalecer as defesas digitais.

2. Campanhas de phishing

Simulações de phishing reproduzem ataques cibernéticos reais, permitindo que as equipes testem sua resiliência contra ameaças virtuais. Desta forma, são valiosas porque identificam vulnerabilidades e áreas que precisam de melhoria na segurança.

Podemos concluir que, ao treinar os colaboradores para reconhecer e evitar e-mails maliciosos, links suspeitos e solicitações de informações confidenciais, as organizações podem reduzir significativamente o risco de comprometimento da segurança.

3. Palestras/treinamentos

Palestras e treinamentos especializados fornecem informações atualizadas sobre as últimas ameaças e melhores práticas para evitar ataques. Além disso, essas sessões oferecem um espaço para esclarecer dúvidas e promover a troca de experiências. Assim, contribuem para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro e protegido.

A importância da conscientização contínua

A cibersegurança é uma responsabilidade compartilhada que começa com a conscientização das equipes. Ao investir em programas educativos, campanhas de simulação e treinamentos especializados, as organizações fortalecem suas defesas contra ameaças cibernéticas, criando uma cultura de segurança refletida em todas as interações digitais.

Por último, vale ressaltar a importância de se manter uma conscientização contínua. Os ataques estão sempre se reinventando, portanto, é fundamental manter os times informados sobre novos golpes que podem ameaçar sua segurança e/ou da organização em que atua.

Conheça as soluções de conscientização da Belago, além de uma gama de serviços que cuidam da cibersegurança do seu negócio. Fale com um especialista!

Compartilhe:
Escrito por Belago

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)

Conteúdo relacionado