BR  |   US

Tipos de metodologias ágeis para desenvolvimento de software

still-life-business-roles-with-various-mechanism-pieces (1)

O desenvolvimento de software é uma área que está em constante evolução e sua necessidade de entregas rápidas e eficientes levou ao surgimento das metodologias ágeis.

Estas abordagens são conhecidas por sua flexibilidade, colaboração e foco na entrega de valor ao cliente. Vamos conhecer os principais tipos de metodologias ágeis utilizadas no desenvolvimento de software?

1. Scrum

É uma das mais populares e amplamente adotadas. Se baseia em equipes interfuncionais que trabalham em iterações chamadas de “sprints”, geralmente com duração de 2 a 4 semanas.

O Scrum possui papéis bem definidos, como Scrum Master, Product Owner e Membros da Equipe, por exemplo.

Além disso, enfatiza reuniões regulares como a Daily Scrum, para manter a equipe alinhada. Assim, a transparência e a inspeção são princípios chave do Scrum, que ajuda a identificar problemas e ajustar o curso rapidamente.

2. Kanban

Se concentra na gestão visual do fluxo de trabalho. Desse modo, as tarefas são representadas por cartões em um quadro Kanban e as equipes movem esses cartões de uma coluna para outra, à medida que o trabalho progride.

No Kanban, não há iterações fixas, o que permite uma abordagem mais flexível e adaptável. Esta metodologia destaca a limitação do trabalho em andamento (WIP), o que ajuda a evitar sobrecarga de trabalho e a manter um fluxo constante.

3. Extreme Programming (XP)

Foi uma das primeiras metodologias e se concentra na excelência técnica e na qualidade do código. Nesse sentido, promove práticas como desenvolvimento orientado a testes (TDD), programação em pares, bem como integração contínua.

Além disso, o XP também enfatiza a comunicação próxima entre desenvolvedores e clientes, garantindo que os requisitos estejam sempre alinhados com as necessidades do cliente.

Por último, seu ciclo de desenvolvimento é curto e envolve lançamentos frequentes, além de pequenas funcionalidades.

4. Lean Software Development

Inspirada nos princípios do sistema de produção Lean da Toyota, o Lean Software Development busca eliminar desperdícios e focar no que agrega valor.

Os princípios do Lean incluem a maximização do trabalho não iniciado (WNU), a entrega rápida, a melhoria contínua e o respeito pelas pessoas.

A metodologia ágil na Fábrica de Software Belago

Conversamos com Alexandre Previley, consultor da Fábrica de Software Belago, para saber como essas metodologias funcionam internamente, na prática.

Ele explica que as metodologias scrum e kanban são as mais utilizadas pelos times, que também são muito flexíveis quanto ao uso de metodologias híbridas – que combinam as melhores práticas do mercado com as que possuem maior aderência ao projeto ou cliente.

“A importância da metodologia ágil para a fábrica de software é que, além de ser considerada financeiramente mais eficiente, conta com maior flexibilidade na adoção de metodologias, possibilitando agilidade e transparência, além de entregas de qualidade, alinhadas a expectativa de todos os envolvidos e agregando valor ao negócio”, destaca Previley.

Como escolher uma metodologia ágil?

A escolha da metodologia certa depende do tamanho do projeto, da equipe e das preferências do cliente. Ou seja, o importante é que todas essas abordagens compartilham o objetivo de entregar software de forma eficiente e colaborativa.

Saiba mais sobre a Fábrica de Software Belago. Fale com nossos especialistas.

Compartilhe:
Escrito por Belago

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)

Conteúdo relacionado