Otimização matemática na logística portuária

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

O Brasil possui terminais portuários que facilitam a logística de grandes varejistas e movimentam nossa economia. Mas, o volume cada vez maior de cargas exige soluções que otimizam a logística portuária.

Hoje, a tecnologia oferece recursos que otimizam processos nos portos, além de reduzir tempo e custos. Entre eles, podemos destacar os serviços de inteligência artificial, Machine Learning e otimização matemática, por exemplo.

Diferença entre IA, Machine Learning e Otimização Matemática

Para entender como estas tecnologias se aplicam, conversamos com Raphael Jacinto, vice-presidente da Belago, que já participou da implementação de grandes projetos de otimização matemática em portos.

Resumidamente, a inteligência artificial replica a inteligência humana de forma rápida, enquanto o Machine Learning faz cálculos probabilísticos, baseados em eventos recorrentes, que possibilitam prever as chances de novas ocorrências, bem como o intervalo entre elas e outros detalhes.

Portanto, a otimização matemática é uma ferramenta capaz de fazer cálculos avançados e prescritivos, tornando possível alguns diagnósticos e ganho de eficiência, inclusive na logística portuária, por exemplo.

O desafio da logística portuária

Grande fluxo de diferentes tipos de carga e uma movimentação onerosa

Para se ter uma ideia, existem 4 tipos de terminais portuários: de cargas, de óleo, de contêineres e passageiros. Estes, por sua vez, podem recebem cargas de tipos, tamanhos, formatos, destinos e prazos diferentes.

No caso dos terminais de contêineres, por exemplo, há a necessidade de organizar as cargas, de acordo com os critérios de cada terminal, para facilitar sua movimentação que é feita através de RTG (Rubber Tired Gantry, ou guindaste portuário montado sobre pneus).

Segundo Jacinto, cada uma destas movimentações possui um custo elevado, de tempo, maquinário e mão de obra. Desta forma, o excesso desta atividade se torna um problema operacional que prejudica a eficiência e rentabilidade do negócio.

Assim, surge a necessidade de se organizar a logística destas cargas, para que elas sejam posicionadas de maneira estratégica, respeitando suas características, bem como data de entrada e saída.

Como essas 3 tecnologias juntas podem entrar em ação na logística portuária?

O vice-presidente do grupo explica que as soluções tecnológicas possibilitam projetos totalmente customizáveis, levando em consideração as características únicas de cada terminal portuário como localização, tamanho, capacidade máxima, sistemas já utilizados e recursos disponíveis.

A Belago oferece soluções de IA, Machine Learning e otimização matemática. Além disso, conta com um time de especialistas que desenvolvem e dão suporte na implementação de um projeto customizado, tornando possível, por exemplo:

  • Planejar frotas e rotas das cargas
  • Estruturar a alocação de mão de obra e maquinários
  • Minimizar custos de manutenção
  • Auxiliar na precificação
  • Otimizar e organizar pátio
  • Planejar manutenções de forma que a operação não seja prejudicada

Resultados satisfatórios

Como resultado, é possível fazer cálculos preditivos com até 80% de precisão e verificar o tempo de chegada das cargas, em casos em que foi preciso recalcular a rota devido a fatores externos como trânsito, atrasos causados por desastres naturais, mudanças nas regras de exportação e importação dos países, entre outras variações.

Implementação

Na Belago, a implementação de um projeto sob medida passa por algumas etapas como:

  • Entrevista: conversa com o cliente para entender as necessidades
  • Diagnóstico: identificação de melhorias com potencial de gerar melhores resultados
  • Definições: escopo do projeto
  • Produção: especialistas se reúnem nos EUA e criam as soluções
  • Implementação: equipes do Brasil, em conjunto com os especialistas dos EUA, cuidam da entrega e implementação

Em média, todas essas etapas demoram cerca de 6 meses. Posteriormente, o porto estará otimizado e pronto para operar com maiores taxas de eficiência, proporcionando aumento de lucratividade.

Saiba mais!

Fale com nossos especialistas e conheça nossas soluções tecnológicas para terminais portuários.

Compartilhe:
Escrito por Belago

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)

Conteúdo relacionado