Como profissional que está sempre de olho no futuro, você já sabe que nesta época do ano começam a surgir os rumores sobre as tendências de tecnologia para 2026 que vão permear os próximos meses.
Assim como em todos os setores, as tendências atuais, os estudos de mercado e a análise de comportamento vão dando indícios de quais serão as próximas oportunidades e desafios.
Portanto, se você quer ficar por dentro do que vem por aí no campo tecnológico, confira essa lista com algumas apostas para o ano que se aproxima!
1 – Inteligência artificial
A inteligência artificial representa uma das principais tendências de tecnologia para 2026. Como já esperávamos, a IA tende a continuar transformando e reinventando a forma de trabalhar em diversos setores.
De acordo com o IBGE, a utilização de inteligência artificial pelas indústrias brasileiras cresceu 163% no período de 2022 a 2024. Esse movimento foi estimulado por ferramentas de IA generativa como o ChatGPT, cujas vantagens abrangem desde o aumento da produtividade até a criação de novos produtos e métodos de trabalho.
Sendo assim, se sua empresa ainda não adotou a IA, ou sente que poderia extrair mais benefícios dela, este é o momento de testar e ganhar vantagem competitiva.
Leia também: IA agentiva, escalável e responsável: diferenças e benefícios – Belago
Além disso, ainda no quesito IA, poderemos ver uma outra revolução causada pelos agentes inteligentes. Diferentemente dos assistentes virtuais tradicionais, esses agentes tomam decisões e executam atividades mais complexas, ao invés de somente responder perguntas e agir de acordo com os comandos (prompts) fornecidos.
2 – Fator humano
Aqui temos uma dualidade interessante. Ao mesmo tempo em que a IA segue crescendo e reinventando muitos processos, o fator humano tende a acompanhar essa ascensão, trazendo à tona a importância do desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade, empatia e outras competências.
Afinal, se a inteligência artificial está ao nosso alcance e cada vez mais desempenha tarefas rotineiras, o que nos diferenciará como profissionais?
Recentemente, Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn e vice-presidente executivo do Microsoft Office e Copilot, disse acreditar que, com a crescente integração da IA no ambiente corporativo, serão competências distintas que definirão quais profissionais se destacarão.
“Acho que a mudança de mentalidade é provavelmente o aspecto mais empolgante, porque meu palpite é que o futuro do trabalho não pertence mais às pessoas que têm os diplomas mais sofisticados ou frequentaram as melhores faculdades, mas sim às pessoas que são adaptáveis, visionárias, dispostas a aprender e a adotar essas ferramentas”, disse Ryan.
Leia também: Mad Skills: o que são e por que sua empresa precisa delas? – Ahoy
3 – Cibersegurança autônoma
Uma das tendências de tecnologia para 2026 que merece destaque é a cibersegurança autônoma. Com ataques cada vez mais sofisticados, as empresas devem utilizar cada vez mais o poder da IA para responder a ameaças de forma mais rápida e, muitas vezes, automatizada.
Entretanto, é importante frisar que, quando se trata de cibersegurança, a IA pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal.
Indivíduos maliciosos podem usar a inteligência artificial para:
- Mensagens de phishing cada vez mais perfeitas, com redação correta e conteúdo sob medida para cada vítima;
- Vídeos manipulados extremamente realistas;
- Golpes telefônicos com simulações de voz cada vez mais autênticas;
- Desenvolvimento instantâneo de malware e automação de táticas de manipulação social.
Paralelamente, organizações voltadas à proteção digital seguem pelo caminho contrário, utilizando a IA para automatizar respostas e proteger com mais agilidade. Nesse sentido, empresas como o Google já empregam a IA para, por exemplo:
- Reverter malware em minutos;
- Detectar vulnerabilidades críticas antes de serem exploradas;
- Analisar contratos inteligentes e abusos em criptoativos;
- Produzir relatórios de inteligência mais completos e ágeis.
Leia também: Você sabe reconhecer um ataque de phishing? – Belago
4 – Computação quântica
Outra inovação que promete revolucionar diversos setores é a computação quântica. Com cálculos muito mais rápidos em comparação aos computadores tradicionais, essa tecnologia abre portas para possibilidades antes inimagináveis.
Recentemente, o acadêmico britânico John Clarke, docente da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), ganhou o Nobel de Física de 2025 por suas experiências que demonstraram a possibilidade de observar fenômenos quânticos em circuitos elétricos de escala macroscópica. Essa contribuição foi fundamental para o desenvolvimento da computação quântica atual.
Assim, com este assunto cada vez mais em voga, é natural que acabe refletindo também nas organizações, que buscarão formas de adaptar as descobertas que já temos sobre a computação quântica à sua realidade.
Tendências de carreira para 2026
Com as transformações que estão por vir, o mercado de trabalho também passará por mudanças significativas. O trabalho remoto ou híbrido tende a se consolidar na área de tecnologia, por exemplo.
Além disso, como citamos anteriormente, o fator humano terá um grande peso nos processos seletivos, aumentando a relevância de soft skills como pensamento analítico e crítico, criatividade, inteligência emocional, liderança, resiliência e flexibilidade.
Já os profissionais mais buscados tendem a ser os especialistas em IA, profissionais de machine learning, analistas de dados e cibersegurança, bem como arquitetos de cloud.
Gostou? Quais dessas tendências de tecnologia para 2026 você considera mais promissora para o próximo ano?
Conte com nossos especialistas para um 2026 ainda mais eficiente e seguro com a tecnologia!




