Otimização matemática na logística: aplicações e benefícios

medium-shot-smiley-man-holding-box

Em um cenário cada vez mais digital e voltado à experiência do cliente, serviços como entregas e vendas online movimentam setores como a logística. Por isso, conversamos com Raphael Jacinto, vice-presidente da Belago, para entender como funciona a otimização matemática aplicada a este setor tão essencial.

O que é otimização matemática?

Primeiramente, a otimização matemática é uma ferramenta de ajuste fino que busca encontrar a melhor solução possível para um problema, visando melhorar a eficiência e reduzir custos.

Em outras palavras, é uma ferramenta capaz de fazer cálculos preditivos avançados, que auxiliam a tomada de decisões e potencializam a eficiência operacional.

Além disso, pode ser utilizada em negócios de diversos setores, desde indústrias, terminais portuários, grandes varejistas e empresas do ramo logístico, por exemplo.

Como funciona a otimização matemática na logística?

Raphael conta que, podemos dividir os principais serviços logísticos em:

  • Armazenamento (estoques)
  • Transporte
  • Entregas

Todas estas etapas estão interligadas e exigem soluções que mantenham uma comunicação eficaz entre elas, garantindo a sincronicidade para que todas estejam alinhadas ao objetivo final.

Sendo assim, a otimização na logística serve como um elo que organiza todas elas de forma simultânea e garante que nenhum dos pontos se atrasem ou exijam investimentos desnecessários.

Conheça um exemplo de aplicação

Para ilustrar como este trabalho funciona na prática, selecionamos um exemplo:

Empresa: Rede de franquia de restaurantes

Problema: Uma rede de franquias precisa distribuir estoques de alimentos entre as lojas de forma eficaz, sem exageros, desperdícios e atrasos.

Solução: A solução de otimização matemática consegue analisar o forecasting, combinar a quantidade média de abastecimento de cada produto, os hábitos de consumo de cada região e sazonalidades (alguns pratos podem ser mais vendidos em determinadas regiões ou épocas do ano), bem como o tamanho do estoque de cada unidade (quantidade de refrigeradores, por exemplo), além da periodicidade das entregas e rotas.

Assim, a rede evita que as mercadorias estraguem por falta de espaço no estoque ou que o reabastecimento das lojas se atrase e, consequentemente, evitando grandes prejuízos financeiros.

Otimização matemática da Belago

Esta solução trabalha em conjunto com algoritmos sofisticados de otimização e a engine BOL (Belago Optimization Library), uma biblioteca de algoritmos sofisticados de otimização, que funciona como uma espécie de motor de cálculos de otimização.

Além disso, um especialista em campo pode fazer um diagnóstico de aplicações mais vantajosas, de acordo com seu objetivo.

Precisa de soluções para otimizar sua logística?

Fale com nossos especialistas!

Compartilhe:
Escrito por Belago

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)

Conteúdo relacionado