No cenário competitivo dos negócios, cada decisão tomada pode afetar o desempenho de uma empresa. Por isso, para garantir o melhor alcance do seu potencial, é essencial utilizar ferramentas e estratégias eficientes, como a otimização matemática.
Conversamos com Raphael Jacinto, vice-presidente da Belago, para saber mais sobre o assunto e como esta prática pode ajudar a impulsionar negócios. Afinal, a otimização auxilia na tomada de decisões, eficiência operacional e rentabilidade. Confira!
O que é otimização matemática?
A otimização matemática é uma ferramenta de ajuste fino que busca encontrar a melhor solução possível para um problema, visando melhorar a eficiência ou até mesmo reduzir os custos.
Para Raphael Jacinto, vice-presidente da Belago, a otimização matemática está crescendo e ganhando popularidade devido a grande massa de dados das empresas e a capacidade computacional avançada.
Ele explica que:
“Os algoritmos especializados, cada vez mais rápidos e exploratórios, permitem que as empresas atinjam maturidade e se beneficiem da utilização de matemática em suas tomadas de decisões.” Raphael Jacinto, vice-presidente da Belago
Tomada de decisões informadas
A otimização matemática permite que os gestores tomem decisões informadas e baseadas em dados sólidos. Ao modelar problemas complexos de negócios em equações e restrições matemáticas, é possível identificar as variáveis críticas que afetam o desempenho. Desta forma, é possível encontrar a melhor combinação para maximizar os lucros, minimizar os custos ou atingir outros objetivos específicos.
Por exemplo, uma empresa de logística pode utilizar esta técnica para determinar a melhor rota de entrega, levando em consideração fatores como distância, tempo, custos e restrições de tráfego. Desse modo, reduz os custos operacionais e melhora a eficiência e satisfação do cliente.
Leia também: Otimização matemática na logística portuária
Eficiência operacional
Por meio da análise de dados e da modelagem matemática, é possível identificar gargalos, assim como áreas de ineficiência e encontrar soluções para maximizar a produtividade.
Uma fábrica, por exemplo, pode utilizar a ferramenta para determinar a melhor alocação de recursos, otimizar o agendamento da produção e reduzir o tempo de espera. Como resultado, obtém-se um fluxo de trabalho mais suave, menor desperdício e maior capacidade de produção, contribuindo com o aprimoramento operacional e a redução de custos.
Maximização da rentabilidade
A princípio, a otimização matemática desempenha um papel vital na maximização da rentabilidade de um negócio. Ao considerar fatores como demanda, oferta, custos e restrições, é possível determinar os preços ideais para maximizar a receita e o lucro.
Conheça a otimização matemática da Belago
A Belago é uma multinacional integradora de tecnologia a nível global e uma de suas expertises é a otimização matemática.
Conheça alguns dos setores que podem ser beneficiados por este serviço e suas soluções:
- Terminais de contêiners e/ou logística: planejamento de frota e de manutenção, otimização de rotas, alocação de frota e agendamento de uso, entre outros.
- Saúde: otimização na escala de horário de trabalho do corpo clínico, na fila de atendimento por tipo de doença e pacientes, reduzindo o tempo de espera e o esforço logístico, além de alocação de equipamentos hospitalares e otimização de estoque de medicamentos.
- Indústria: otimização de produção, de cargas, transportes e precificação, bem como da cadeia de suprimentos, ou “supply chain“.
- Varejo: otimização do fluxo de produto, agendamento de alocação de mão de obra, além de otimização de estoque e preços.
- Finanças: gestão de ativos e passivos, gestão de caixa multibanco, otimização do balanço, gestão de garantias, otimização CVAR, precificação de derivativos, liquidez internacional, compensação comercial, otimização de central de atendimentos e agendamento de mão de obra.
Saiba mais! Agende uma conversa com nossos especialistas.