BR  |   US

Dados: ferramentas para gerar insights para o seu negócio

office-workers-using-finance-graphs

Na era da informação, os dados auxiliam a tomada de decisões e possibilitam insights valiosos sobre o mercado e tendências. Por isso, capacitar-se com ferramentas para analisá-los é tão essencial.

Quais ferramentas você utiliza em suas análises? Conheça algumas que podem te ajudar!

Imagem: Freepik

Recentemente, um estudo da Gartner fez mais de 100 previsões para o cenário de dados e análises até 2028. Segundo o material, que foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada com executivos, foi possível obter informações como:

Panorama do mercado de dados

  • Até 2026, mais de um quarto dos CDAOs (líderes em dados e analytics) da Fortune 500 terão se tornado responsáveis por pelo menos um produto de alto faturamento baseado em dados e análises;
  • Até 2025, pelo menos 25% das organizações comerciais que nomearam um CDAO com KPIs voltados para o negócio e linhas de relatório terão demonstrado avaliações de mercado proporcionalmente mais altas do que aquelas que não o fizeram;
  • Até 2026, 80% das organizações terão implantado vários hubs de dados em sua malha de dados para impulsionar o compartilhamento e a governança de dados e análises de missão crítica;
  • Até 2025, 55% da TI adotará ecossistemas de dados, consolidando o cenário de fornecedores em 40%, reduzindo custos e reduzindo a escolha.

Assim, adotar processos e ferramentas voltadas a dados é uma urgência para empresas de todos os setores. Pensando nisso, separamos algumas dicas de ferramentas, como veremos a seguir.

Dicas de ferramentas para análise de dados

1. Tableau: Visualização de dados de classe mundial

O Tableau é uma das ferramentas líderes de visualização de dados no mercado. Com sua interface intuitiva e poderosas capacidades de visualização, permite que os usuários transformem facilmente conjuntos complexos de dados em gráficos dinâmicos e interativos.

Nesse sentido, o Tableau ajuda a identificar tendências, descobrir padrões e comunicar ideias de forma eficaz.

2. Google Analytics: Análise de desempenho online

Para empresas que buscam entender o comportamento dos usuários em seus sites e aplicativos, o Google Analytics é uma ferramenta indispensável. Afinal, conta com recursos de análise de tráfego e comportamento do usuário, bem como insights sobre como os clientes interagem com sua marca online.

Consequentemente, suas capacidades de rastreamento de conversões ajudam a avaliar o desempenho das campanhas de marketing digital.

3. Python e R: Análise de dados avançada

Para análises de dados mais avançadas e personalizadas, as linguagens de programação como Python e R são amplamente utilizadas por cientistas de dados e analistas, por exemplo.

Com bibliotecas robustas, como Pandas, NumPy e scikit-learn em Python, e tidyverse em R, essas linguagens oferecem uma ampla gama de ferramentas para manipulação, análise e modelagem de dados.

4. Microsoft Power BI: Business Intelligence

O Microsoft Power BI é uma plataforma que permite transformar dados em insights acionáveis de maneira rápida e fácil.

Com sua interface amigável e integração perfeita com outras ferramentas da Microsoft, como Excel e Azure, o Power BI é uma escolha popular para análises em tempo real.

Por último, além de sua ampla gama de visualizações e capacidades de compartilhamento, facilita a colaboração e a comunicação em toda a organização.

Segurança de dados

Contudo, além de aproveitar os insights que estas ferramentas podem proporcionar, é importante reconhecer a importância da segurança desses dados.

Portanto, proteger as informações da sua empresa e clientes é uma prioridade absoluta. Do mesmo modo, é essencial implementar medidas robustas de cibersegurança que resguardam sua reputação e cumprem com as obrigações previstas por regulamentações de privacidade, como a LGPD, por exemplo.

Precisa de ajuda para lidar com os dados da sua empresa?

Fale um especialista e conheça nossas soluções.

Compartilhe:
Escrito por Belago

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)

Conteúdo relacionado