À medida que a tecnologia evolui, os negócios estão cada vez mais dependentes de sistemas digitais, o que traz um aumento significativo de ameaças. Por isso, a cibersegurança se tornou uma preocupação primordial para negócios de todos os tamanhos e setores.
Conversamos com Leonir Zenaro, Head de cibersegurança da Belago para saber mais sobre a importância da cibersegurança para seu negócio e como ela pode proteger seus ativos digitais.
Para Leonir, hoje a área de cibersegurança passou a ser parte integrante de toda a estratégia de negócio das empresas, muitas vezes ocupando cadeiras no conselho das grandes corporações e, assumindo um papel totalmente alinhado ao negócio.
Quer saber mais sobre como a cibersegurança pode beneficiar seu negócio? Confira!
Proteção contra ameaças em constante evolução
As ameaças cibernéticas estão se tornando cada vez mais sofisticadas e diversificadas. Hackers e criminosos cibernéticos estão constantemente desenvolvendo novas técnicas para invadir sistemas e roubar informações sensíveis. Portanto, é essencial que as empresas estejam preparadas para enfrentar essas ameaças em constante evolução.
Proteção dos dados sensíveis
Os negócios de hoje armazenam e processam uma quantidade significativa de dados sensíveis, incluindo informações financeiras, dados do cliente e propriedade intelectual.
Nesse sentido, uma violação de dados pode ter consequências, como danos à reputação da empresa, multas regulatórias e perda de clientes. A cibersegurança adequada é fundamental para proteger esses dados e garantir que eles não caiam nas mãos erradas.
Leia também: Proteção de dados: boas práticas para sua empresa
Continuidade das operações
Um ataque cibernético bem-sucedido pode interromper completamente as operações de uma empresa, o que pode resultar em perda de produtividade, tempo de inatividade prolongado e prejuízos.
Desta forma, investir em medidas de segurança cibernética robustas ajuda a garantir a continuidade das operações, minimizando os riscos de interrupções e permitindo uma recuperação mais rápida em caso de incidente.
Leia também: Conheça 6 ataques cibernéticos e proteja sua empresa
Cumprimento de regulamentações e leis
Em muitas indústrias, existem regulamentações e leis específicas que exigem a implementação de medidas de segurança cibernética. No Brasil, por exemplo, temos o Marco Civil da Internet (2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados – ou LGPD (em vigor desde 2020).
As empresas que não cumprem essas regulamentações estão sujeitas a penalidades financeiras significativas. Inclusive, em julho de 2023, a APDADOS (Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados) noticiou a primeira multa aplicada por descumprimento à LGPD. Ou seja, ao investir em cibersegurança, as empresas garantem o cumprimento dessas obrigações legais.
Leia também: Como atuar de acordo com as principais diretrizes da LGPD?
Proteção da reputação da empresa
Uma violação de segurança cibernética pode ter impacto na reputação de uma empresa. A confiança dos clientes e parceiros de negócios pode ser abalada se houver uma percepção de que a empresa não está fazendo o suficiente para proteger os dados.
Portanto, investir em cibersegurança demonstra compromisso com a proteção dos ativos digitais e ajuda a construir e manter uma reputação sólida. Do mesmo modo, garante a continuidade das operações, protege dados sensíveis e auxilia no cumprimento das regulamentações.
Conheça nossas soluções de cibersegurança! Fale com nossos especialistas.