BR  |   US

6 sinais de que está na hora de contratar serviços gerenciados

team-working-together-project (1)

A eficiência e a excelência caminham juntas e são cruciais na gestão tecnológica para a competitividade das empresas. Assim, identificar quando é o momento certo para contratar serviços gerenciados pode ser um fator decisivo para otimizar operações e impulsionar o crescimento.

Imagem: Freepik

Primeiramente, vamos ao conceito desta solução:

Os serviços gerenciados, também conhecidos como Managed Services, referem-se a um modelo em que uma empresa terceirizada, conhecida como provedor de serviços gerenciados (MSP, do inglês Managed Service Provider), assume a responsabilidade de gerenciar determinados aspectos da infraestrutura, operações ou serviços de TI.

Desta forma, suas principais características são:

  • Monitoramento contínuo
  • Suporte remoto
  • Gestão de segurança
  • Backup e recuperação de dados
  • Atualizações e manutenção
  • Gerenciamento de rede
  • Escalabilidade
  • Modelo de custos preditivos

Já deu para perceber a importância da prestação deste serviço, certo?

Segundo Adriano Kerne, Head de Serviços Gerenciados da Belago, as empresas que precisam destas soluções, em algum momento passam a dar sinais, que precisam de atenção.

Você sabe identificar esses sinais?

Confira 6 dicas do Adriano, com perguntas simples que podem te ajudar a fazer este diagnóstico.

1. Sua empresa demora para recrutar, reter e treinar talentos?

Se a busca por talentos na área de tecnologia está se tornando uma tarefa árdua e a retenção de profissionais qualificados é um desafio constante, isso pode ser um sinal de que é hora de considerar serviços gerenciados. Afinal, esses serviços proporcionam acesso imediato a especialistas qualificados, aliviando a pressão da busca por talentos.

2. Você investe muito para construir e aprimorar habilidades do seu time?

A constante necessidade de desenvolver e manter a equipe atualizada pode ser onerosa. Por isso, serviços gerenciados proporcionam acesso a profissionais com as habilidades indispensáveis, sem a necessidade de investimentos contínuos em capacitação.

3. Tem dificuldade para manter o negócio atualizado das tendências e inovações tecnológicas?

Se sua empresa enfrenta desafios para se manter atualizada com as últimas tendências e ferramentas do mercado, a contratação deste tipo de serviço pode trazer uma visão especializada, bem como conhecimento atualizado para sua infraestrutura tecnológica.

4. Sua equipe é capacitada para atuar em diferentes sistemas e áreas tecnológicas?

A abrangência de habilidades necessárias para gerenciar sistemas e áreas tecnológicas diversas pode exigir grandes esforços internos.

Nesse sentido, serviços gerenciados oferecem acesso a uma equipe multifuncional de especialistas, cobrindo uma ampla gama de competências.

5. Sua organização investe tempo no planejamento de ações que geram valor no dia a dia?

A gestão interna de tecnologia pode consumir tempo valioso que poderia ser dedicado a atividades estratégicas, como a criação de projetos que geram valor para o negócio, enquanto as operações diárias podem ser gerenciadas por especialistas externos.

6. Os problemas dos seus clientes são resolvidos com rapidez?

Com a crescente demanda por soluções ágeis, o tempo de resposta é um indicador importante de eficiência.

Portanto, o suporte contínuo garante a resolução rápida de problemas e atendimento às expectativas dos usuários, diminuindo a incidência de reclamações, por exemplo.

Já observou algum desses sinais na sua empresa?

Em síntese, os serviços gerenciados são uma excelente opção para organizações que desejam focar seus recursos em áreas estratégias, além de impulsionar a inovação e garantir uma infraestrutura tecnológica robusta para sustentar seu crescimento futuro.

Fale com nossos especialistas!

Compartilhe:
Escrito por Belago

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)

Conteúdo relacionado