Migração e gestão para cloud 

108505

Na era digital, a cloud computing tornou-se essencial para empresas modernas, oferecendo uma base robusta para inovação, eficiência e crescimento.  

Conheça sua importância, os benefícios e desafios da migração para a nuvem, e o papel dos especialistas nessa jornada. 

Cloud computing como tendência

De acordo com relatório “Mais de 100 previsões de dados e análise até 2028” da Gartner, estima-se que até 2026, 75% das organizações adotarão um modelo de transformação digital baseado na nuvem como plataforma subjacente fundamental.  

Além disso, o estudo também trouxe dois dados importantes que comparam o cenário de cloud em 2022 com as expectativas para os próximos anos, como: 

  • Até o ano de 2027, aproximadamente 35% da infraestrutura de data center será operada utilizando um sistema de controle baseado em nuvem, em comparação com menos de 10% em 2022. 
  • Espera-se que até 2026, somente 60% das equipes de infraestrutura de data center possuam competências adequadas em automação e tecnologias de nuvem, um aumento significativo em relação aos 30% registrados em 2022. 

Mas, afinal, como essa tendência pode impactar as empresas? Saiba mais a seguir. 

Importância da cloud computing 

A cloud computing, ou computação em nuvem, permite que empresas acessem recursos de TI sob demanda, eliminando a necessidade de investir em infraestrutura física. Ou seja, resulta em maior agilidade, capacidade de escalar rapidamente e acesso a tecnologias avançadas. 

Basicamente, podemos classificar as nuvens disponíveis no mercado em 3 tipos: 

  1. Nuvem pública: Oferecida por provedores com recursos compartilhados por várias empresas, acessíveis via internet. 
  1. Nuvem privada: Infraestrutura dedicada a uma única organização, mantida internamente ou por um provedor específico, proporcionando mais segurança e personalização. 
  1. Nuvem híbrida: Combinação de nuvem pública e privada, permitindo flexibilidade e integração entre ambas. Ideal para cargas de trabalho variáveis e requisitos específicos de segurança. 

Além destas, há também o modelo que chamamos de nuvem gerenciada, onde prestadores de serviço cuidam da infraestrutura e administração da nuvem para as empresas, oferecendo suporte contínuo e otimização de recursos conforme necessidade. 

Benefícios da cloud computing para empresas

Escalabilidade e flexibilidade 

A cloud computing permite que empresas escalem recursos conforme necessário, pagando apenas pelo que utilizam. Isso oferece flexibilidade para ajustar a capacidade de TI rapidamente, de acordo com as demandas. 

Redução de custos operacionais 

Ao eliminar a necessidade de hardware físico e manutenção, há uma redução significativa dos custos operacionais.  

Acesso remoto e mobilidade 

Com a cloud computing, colaboradores podem acessar sistemas e dados de qualquer lugar, promovendo o trabalho remoto e a colaboração global.  

Continuidade de negócios e recuperação de desastres 

A cloud oferece soluções robustas de continuidade de negócios e recuperação de desastres, garantindo que dados e aplicações estejam sempre disponíveis. 

Pontos de atenção na migração para a nuvem

Como vimos, a migração oferece uma série de benefícios. Porém, para uma transição de sucesso, é necessário estar de olho nos seguintes pontos críticos: 

  • Planejamento e execução da migração 
  • Compatibilidade de aplicativos e dados 
  • Segurança e conformidade 

Logo, contar com ajuda especializada pode tornar este processo tranquilo e seguro por 3 principais motivos: 

  • Expertise técnica e experiência prática 
  • Planejamento estratégico personalizado 
  • Implementação eficiente e minimização de riscos 

Processo de migração para a nuvem com consultoria especializada 

Como em todas as tecnologias, é fundamental contar com o auxílio de especialistas para obter melhores resultados. Assim, profissionais experientes poderão fazer a migração e gestão de ambientes de nuvem com capacidades técnicas, além de uma abordagem estratégica que garante uma transição suave e otimização contínua dos recursos.  

 
Geralmente, o planejamento de uma jornada cloud segue as seguintes etapas: 

E, ao contratar um fornecedor especializado, como a Belago, é possível obter algumas facilidades na adoção desta tecnologia. Por exemplo: 

  • Avaliação inicial e planejamento 

O processo começa com uma avaliação detalhada das necessidades e infraestrutura atual da empresa, seguida de um planejamento estratégico para a migração. 

  • Seleção da plataforma de cloud apropriada 

Com tantas opções, escolher a plataforma de cloud certa para sua demanda pode ser um desafio. Por isso, especialistas ajudam a avaliar qual se encaixa melhor nos seus objetivos e orçamento. 

  • Etapas de migração: preparação, execução, testes e ajustes 

Resumidamente, o processo de migração inclui algumas etapas como a preparação dos sistemas, execução da migração, testes e ajustes necessários para garantir a eficiência e segurança. Então, nada melhor do que contar com um consultor nestas fases. 

  • Treinamento e suporte para equipes internas 

Fornecedores especializados também oferecem treinamento e suporte contínuo para as equipes internas, garantindo que todos estejam capacitados para utilizar e gerenciar os novos sistemas de cloud. 

Gestão contínua de ambientes de cloud

A implantação de soluções em nuvem é um grande avanço. Ainda assim, exige gestão contínua para que tudo funcione conforme o esperado.  

Nesse caso, continuar trabalhando em soluções como: 

  • Monitoramento e otimização de desempenho 
  • Gerenciamento de custos e recursos 
  • Segurança e conformidade contínuas 

Conheça nossas soluções e ferramentas de cloud! Agende uma conversa com nossos especialistas e faça um orçamento sem compromisso. 

Compartilhe:
Escrito por Belago

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)

Conteúdo relacionado