Qual a diferença entre ITSM, ITAM e ITOM?

Smile, woman in office with tablet and mockup, thinking and planning online schedule, business and search. Happy businesswoman in workplace, digital app and mock up space with startup website info

No universo da gestão de TI, três siglas aparecem constantemente e geram dúvidas: ITSM, ITAM e ITOM. Embora estejam relacionadas e frequentemente trabalhem de forma integrada, cada uma possui um foco específico e atende necessidades diferentes dentro da infraestrutura tecnológica de uma empresa. 

Saiba a diferença entre elas! 

ITSM: gestão de serviços de TI 

O conceito de ITSM (IT Service Management) concentra sua atenção na entrega e no gerenciamento de serviços tecnológicos que atendem às necessidades do negócio. Trata-se de uma abordagem estruturada para projetar, entregar, gerenciar e melhorar a forma como sua organização utiliza a TI. 

Na prática, o ITSM engloba diversas atividades como a gestão de incidentes e problemas, que garante resolução rápida de falhas. Além disso, inclui a gestão de mudanças e configurações, mantendo o controle sobre alterações no ambiente. 

O catálogo de serviços organiza todas as ofertas disponíveis para os usuários. Paralelamente, a central de atendimento (Service Desk) funciona como ponto único de contato. Por fim, a gestão de níveis de serviço (SLA) assegura que as entregas atendam aos padrões acordados. 

Em resumo, o ITSM responde à pergunta: “Como podemos entregar serviços de TI com qualidade e eficiência?” 

ITAM: gestão de ativos de TI 

Já o ITAM (IT Asset Management) foca no gerenciamento do ciclo de vida completo dos ativos tecnológicos. Isso significa acompanhar cada recurso desde a aquisição até o descarte final. 

Assim, o ITAM abrange hardware, software, licenças e até ativos em nuvem. Nesse sentido, o inventário e rastreamento de ativos permitem saber exatamente o que a empresa possui. Do mesmo modo, a gestão de licenças de software evita problemas de conformidade legal. 

Leia também: Gestão de ativos de TI: estratégias e benefícios – Belago 

O controle de custos e a otimização de investimentos garantem melhor uso do orçamento. Além disso, a conformidade legal e auditoria protegem a organização de riscos jurídicos. Finalmente, a gestão do ciclo de vida dos ativos maximiza o retorno sobre cada investimento. 

Em suma, o ITAM responde à pergunta: “O que temos, onde está localizado e quanto custa?” 

ITOM: gestão de operações de TI 

Enquanto isso, o ITOM (IT Operations Management) assume a responsabilidade de garantir que a infraestrutura tecnológica funcione de forma contínua e eficiente. Portanto, envolve monitoramento, automação e gerenciamento proativo dos recursos disponíveis. 

As principais atribuições do ITOM incluem o monitoramento constante de infraestrutura e aplicações. A gestão de eventos e alertas identifica problemas antes que afetem os usuários. Ao mesmo tempo, a automação de tarefas operacionais reduz trabalho manual e erros humanos. 

Leia também: Observabilidade: quando usar e como combinar com o monitoramento  – Belago 

A gestão de capacidade e performance assegura que os sistemas suportem a demanda. Já o gerenciamento de disponibilidade mantém os serviços acessíveis quando necessário. 

Basicamente, o ITOM responde à pergunta: “Nossa infraestrutura está funcionando adequadamente?” 

Como ITSM, ITAM e ITOM se relacionam? 

Apesar de distintos, esses três conceitos trabalham melhor quando integrados de forma estratégica.  

Primeiramente, o ITAM fornece informações valiosas sobre os ativos que o ITOM precisa monitorar continuamente. Em seguida, o ITOM detecta problemas operacionais que os processos do ITSM tratam de forma estruturada. Por fim, o ITSM depende dos dados precisos do ITAM para tomar decisões informadas sobre mudanças e novas aquisições. 

Portanto, essa interdependência demonstra que nenhum desses pilares funciona isoladamente com máxima eficiência. A verdadeira transformação acontece quando sua empresa os integra em uma estratégia unificada de gestão tecnológica. 

Se sua empresa busca excelência na gestão tecnológica, considere serviços gerenciados que dominem essas três disciplinas de forma integrada e estratégica. Precisa de ajuda? Fale com nossos especialistas! 

Compartilhe:
Escrito por Belago Brasil

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)