A demanda por profissionais de TI qualificados está em constante ascensão. No entanto, para muitas organizações, a manutenção de uma equipe interna de TI pode ser um desafio. Assim, a alocação de profissionais de TI vem ganhando espaço nas grandes corporações.
Pensando nisso, listamos alguns pontos importantes desta prática que você precisa conhecer. Confira!
A demanda de profissionais de tecnologia
Conforme novas tecnologias vão surgindo, é natural que a demanda de vagas e novas profissões aumente, como aconteceu com a chegada do 5G, por exemplo.
Segundo estudo mais recente sobre demanda de talentos da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais), a implantação da nova tecnologia no Brasil gerou uma demanda de 541 mil novos talentos em software, serviços de TIC e TI In House.
Em síntese, a pesquisa aponta que em 2022, o ramo das telecomunicações alcançou uma receita total de R$277,7 bilhões, representando 2,2% do PIB do país. Atualmente, estes números representam uma força de trabalho composta por 331.157 trabalhadores.
Ou seja, as mudanças substanciais que têm ocorrido no setor, em conjunto com a introdução da tecnologia 5G, estão ocasionando alterações significativas na demanda por talentos específicos. Para se ter uma ideia, uma análise deste cenário revela uma expectativa de necessidade de 34,6 mil profissionais adicionais entre os anos de 2022 e 2025.
Nesse sentido, a terceirização de profissionais de TI se mostra como uma alternativa interessante para que as empresas supram sua alta demanda de profissionais com agilidade e assertividade, levando em consideração que as consultorias contam com tech recruiters especializados e banco de currículos qualificados.
O que é terceirização, outsourcing e alocação?
Na prática, os termos atuam em formato parecido, mas os conceitos se diferenciam em alguns aspectos:
Terceirização
Também conhecida como outsourcing, a terceirização é o processo pelo qual uma empresa contrata serviços ou recursos de uma entidade externa para realizar determinadas funções. Na área de TI, isso pode incluir desde o desenvolvimento de software até a administração de redes e suporte técnico, por exemplo.
Outsourcing
O outsourcing é uma forma específica de terceirização, na qual uma empresa contrata outra empresa ou fornecedor para gerenciar e operar determinados aspectos de suas operações de TI. Assim, pode envolver a transferência parcial ou total da responsabilidade pelos serviços contratados ou processos de negócios.
Alocação
A alocação de profissionais de TI refere-se à contratação de indivíduos específicos ou equipes de especialistas para trabalhar dentro da estrutura de uma organização por um período, determinado ou indeterminado. Em outras palavras, são profissionais que podem ser integrados temporariamente à equipe interna da empresa para atender a uma necessidade específica.
Benefícios da alocação de Profissionais de TI
Separamos 5 principais benefícios da alocação de profissionais de TI, listados pela Ahoy, consultoria de alocação de TI do grupo Belago:
- Acesso a especialistas em diversas áreas: Conte com talentos especializados em diferentes domínios da tecnologia, proporcionando soluções específicas e eficazes.
- Foco no core business: Concentre-se em suas atividades principais, enquanto as questões de TI são gerenciadas por especialistas externos.
- Flexibilidade e escalabilidade: Adapte sua equipe de TI conforme as necessidades do projeto ou negócio, garantindo uma resposta ágil às demandas variáveis.
- Acesso a tecnologias de ponta: Utilize as tecnologias que são tendências no mercado, sem a necessidade de investimentos em pesquisa e desenvolvimento internos.
- Redução de riscos e responsabilidades: Minimize riscos associados a problemas de desempenho ou conformidade, através da transferência de responsabilidades relacionadas à contratação de TI.
Seu time de TI está em crescimento?
Fale com os especialistas da Ahoy by Belago e conheça as vantagens!