BR  |   US

A Importância da cibersegurança para os negócios

Expert upgrading server hub security to protect information access, making sure virus protection software is updated so that hackers trying to penetrate systems are rebuffed

À medida que a tecnologia evolui, os negócios estão cada vez mais dependentes de sistemas digitais, o que traz um aumento significativo de ameaças. Por isso, a cibersegurança se tornou uma preocupação primordial para negócios de todos os tamanhos e setores.

Conversamos com Leonir Zenaro, Head de cibersegurança da Belago para saber mais sobre a importância da cibersegurança para seu negócio e como ela pode proteger seus ativos digitais.

Para Leonir, hoje a área de cibersegurança passou a ser parte integrante de toda a estratégia de negócio das empresas, muitas vezes ocupando cadeiras no conselho das grandes corporações e, assumindo um papel totalmente alinhado ao negócio.

Quer saber mais sobre como a cibersegurança pode beneficiar seu negócio? Confira!

Proteção contra ameaças em constante evolução

Imagem: Freepik

As ameaças cibernéticas estão se tornando cada vez mais sofisticadas e diversificadas. Hackers e criminosos cibernéticos estão constantemente desenvolvendo novas técnicas para invadir sistemas e roubar informações sensíveis. Portanto, é essencial que as empresas estejam preparadas para enfrentar essas ameaças em constante evolução.

Proteção dos dados sensíveis

Os negócios de hoje armazenam e processam uma quantidade significativa de dados sensíveis, incluindo informações financeiras, dados do cliente e propriedade intelectual.

Nesse sentido, uma violação de dados pode ter consequências, como danos à reputação da empresa, multas regulatórias e perda de clientes. A cibersegurança adequada é fundamental para proteger esses dados e garantir que eles não caiam nas mãos erradas.

Continuidade das operações

Um ataque cibernético bem-sucedido pode interromper completamente as operações de uma empresa, o que pode resultar em perda de produtividade, tempo de inatividade prolongado e prejuízos.

Desta forma, investir em medidas de segurança cibernética robustas ajuda a garantir a continuidade das operações, minimizando os riscos de interrupções e permitindo uma recuperação mais rápida em caso de incidente.

Cumprimento de regulamentações e leis

Em muitas indústrias, existem regulamentações e leis específicas que exigem a implementação de medidas de segurança cibernética. No Brasil, por exemplo, temos o Marco Civil da Internet (2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados – ou LGPD (em vigor desde 2020).

As empresas que não cumprem essas regulamentações estão sujeitas a penalidades financeiras significativas. Inclusive, em julho de 2023, a APDADOS (Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados) noticiou a primeira multa aplicada por descumprimento à LGPD. Ou seja, ao investir em cibersegurança, as empresas garantem o cumprimento dessas obrigações legais.

Proteção da reputação da empresa

Uma violação de segurança cibernética pode ter impacto na reputação de uma empresa. A confiança dos clientes e parceiros de negócios pode ser abalada se houver uma percepção de que a empresa não está fazendo o suficiente para proteger os dados.

Portanto, investir em cibersegurança demonstra compromisso com a proteção dos ativos digitais e ajuda a construir e manter uma reputação sólida. Do mesmo modo, garante a continuidade das operações, protege dados sensíveis e auxilia no cumprimento das regulamentações.

Conheça nossas soluções de cibersegurança! Fale com nossos especialistas.

Compartilhe:
Escrito por Belago

Olá! Este artigo foi pensado, desenvolvido
e escrito pela equipe de especialistas da Belago. Esperamos que você tenha gostado :)

Conteúdo relacionado